A LITERATURA KAFKIANA NO TEATRO


Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça e, ao levantar um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, marrom, dividido por nervuras arqueadas, no topo do qual a coberta, prestes a deslizar de vez, ainda mal se sustinha. Suas numerosas pernas, lastimavelmente finas em comparação com o volume do resto do corpo, tremulavam desamparadas diante de seus olhos” (KAFKA, [trad.] CARONE, 2007, p.07)

A Metamorfose (Die Verwandlung) é a mais célebre obra de Franz Kafka e uma das mais notórias de toda a história da literatura universal. Tendo sido escrita no espaço de 20 vinte dias, entre 17 de novembro a 07 de dezembro de 1912, o texto apresenta a figura de um caixeiro-viajante, Gregor Samsa, transformado em um inseto monstruoso.

A partir deste acontecimento, “a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal” (Contracapa da edição da Companhia das Letras, 2007, tradução de Modesto Carone).

Trata-se de mais uma das obras de ficção universais que tendem a influenciar não só escritores, mas artistas de vários outros segmentos, como teatro, música, pintura, cinema, enfim. Abaixo, segue a apresentação/adaptação da obra de Franz Kafka para o teatro, intitulada Kafka’s metamorphosis, encenada pela Black Moon Theatre Company (http://www.blackmoontheatrecompany.org/).

1 Response to " "

  1. Era Ana Paula, agora é Natasha. E Carolina é uma menina bem difícil de esquecer. says:
    9 de junho de 2009 às 11:33

    Bem legal teu blog e adorei a frase da Clarice Linspector. E o Kafka é fodão mesmo!!! Te espero lá no meu blog, tem novidades!
    beijão, Ana.

Postar um comentário